17 Nov Construção e os jovens construtores
Há dias que seguindo os meus pensamentos tento perceber, como gerente deste negócio de telhados, qual é a melhor via para poder contratar mão-de-obra especializada, tomando em conta a escassez de recursos e a imaturidade técnica e profissional destes jovens adultos que tentam vingar na vida trabalhando em obras públicas. Somente para ganhar o dia fazendo serventia, ou porque na falta de outras saídas profissionais, ficam encostados ou, pelo contrário, estão de passagem e mudam para outro ramo profissional.
É certo que o factor pandemia em nada veio acrescentar benefícios a este paradigma, no entanto o ramo da construção apesar de tudo, não fora gravemente afectado pelas consequências das restrições impostas pelo governo e segue em linha recta a grande velocidade. O problema que se impõe em áreas específicas como a construção e recuperação de telhados é o factor mão-de-obra! A velocidade a que se adjudicam trabalhos com a falta de mão-de-obra especializada torna a tarefa muito mais difícil de se cumprir com prazos que há 15 anos atrás não se colocavam.
Os grandes mestres avós de obras, em que o seu ofício passava de geração em geração, garantindo um ciclo e a manutenção da arte do trabalho num plano estável de qualidade e confiança, ao longo dos tempos e com a facilidade de acesso à educação e a novas oportunidades, tem vindo a diminuir. Os jovens aspirando a uma qualidade de vida menos dura e difícil, vêem-se atraídos para outras profissões mais leves e em que a prestação de serviços lhes garante oportunidades mais imediatas de subir nas carreiras, e de compensações salariais. Os mestres avós vão morrendo, e os vindouros não seguem a arte e o ofício dos seus ancestrais. A procura por especialistas na construção é quase uma luta hercúlea na procura da aliança perfeita entre competência-dedicação-profissionalismo. Entre encontrar malta trabalhadora dedicada em que se possa confiar e os que estão só de passagem.
Como gerente e administrativo da Batucasul Blue Roof, gostaria muito, de mudar este panorama no que respeita à nossa empresa de construção, reabilitação e manutenção de telhados, criando condições de acesso à formação on-job e a oportunidade de aumentar a capacidade de mão-de-obra qualificada. Poderá ser talvez uma utopia exagerada com um largo diâmetro de “acomplishment” mas, deixo o apelo às massas mais jovens que, queiram ou gostassem de trabalhar neste sector, ou almejassem começar na área da construção, iniciando funções em serventia auxiliar, e ao longo do tempo evoluindo para a especialidade de jovens construtores de telhados.
Batucasul Blue Roof estará sempre aberta a novas propostas, seja com empresas do mesmo ramo, com escolas tecnico-profissionais, ou particulares, de criar um grupo coeso de formação pró-activa, com o objectivo de alcançar resultados no que respeita ao aumento da capacidade humana na área da construção. O nosso país precisa de malta corajosa a agarrar novos objectivos e com garra para avançar para novos horizontes. Enquanto empresa, nós fazemos o nosso papel social de contribuir para a malha empresarial do país e criar rendimento nacional, mas precisamos de mais e mais gente. Precisamos de sangue novo para que esta viagem se torne num sucesso estrondoso e possamos fazer face à grande procura de mercado.
Nós somos a Batucasul Blue Roof, telhamos o Algarve há mais de 30 anos e queremos mais 30 em cima.
Até lá, desejamos que esta crise pandêmica seja erradicada para voltarmos a viver as nossas vidas como antes, sem restrições e inibições. Voltando aos abraços e apertos-de-mão vigorosos que selavam os nossos compromissos. E esperamos uma nova grande vaga de prosperidade.
Tenham uma excelente semana! Um grande bem-haja a todos! MG