07 Nov Batucasul Blue Roof, uma nova geração.
O negócio de família começou por ser uma empresa de construção generalista pelas mãos de um senhor chamado Francisco Manuel Inácio, mais conhecido por ‘Chico Batuca’, que fundou a Batucasul em 1985. O que antes começara por um negócio na construção civil, construção geral de edifícios e aldeamentos, como o exemplo da Vila Rosa em Portimão, o caminho foi-se alterando até à especialização no setor dos telhados. Não há ninguém principalmente na região do barlavento Algarvio que não conheça ou já tenha ouvido falar do ‘Chico Batuca’ de Alvor. Nascido e criado nos Montes de Alvor em 1959, no seio de uma família pobre e da província. Os meus avós, seus pais, Manuel Inácio trabalhava nas obras como pedreiro, e a Dna Inácia era empregada na fábrica de Conservas em Portimão. Levado pelas mãos do seu pai, desde cedo, para trabalhar em obras, o Chico Batuca cedo começou a aprender e a dominar a arte da construção. No princípio com construções mais pequenas e familiares, e mais tarde na construção de grandes aldeamentos, como é o caso da Vila Rosa em Alvor.
Chico Batuca, mas? Batuca porquê? Até há pouco tempo um cliente nos perguntou se a empresa estava associada ao campo da música ou instrumentos musicais por causa do nome. Estupefactos, foi quase impossível não rir desta dúvida pertinente. Porque na realidade o cliente não estava muito longe da verdade. Batuca é um nome que corre na nossa família há gerações, porque no passado tivemos um tio-avô que tinha a particular mania de andar sempre a “batucar” nas paredes da casa, ou tudo o que fosse soalho de madeira. Podíamos por meio da psicoanálise tentar perceber na altura, o porquê deste “tique”, mas nunca houve forma de o saber. Havia pouco dinheiro e o interesse pelo assunto era nulo. E este nosso tio-avô continuou com as “batucadas”. Diz, quem lembra ainda, ou está vivo para testemunhar em primeira pessoa esses acontecimentos, que quando chegava a noite, lá começava os batuques, ora nas paredes, ora no chão da casa… enfim, devia levar os vizinhos à loucura, e não indiferentes a isso, nascera o primeiro Batuca. Não me lembro até à data outro membro da família passadas 2 gerações que tenha o mesmo problema, mas o apelido, a alcunha no entanto, tem perdurado entre gerações de tio para sobrinhos, de avós para netos, de irmãos para irmãos. E como a família se foi espalhando por todo o Barlavento Algarvio, posso dizer com naturalidade e legítimidade que Batuca é um nome bem conhecido entre os Algarvios.
O sr. Francisco Inácio, meu pai, também o apelidaram por Chico Batuca, e face à graça do nome, decidiu então em 1985 abrir uma empresa de Construção de seu nome Batucasul, Lda. A maior empresa de telhados de toda a região sul do país e das únicas especializadas somente em construção e reparação de telhados. Percorrendo toda a região sul num raio de 110 km da Costa Algarvia e Alentejo.
Somos talvez das poucas e únicas empresas de construção de telhados, que ao longo dos ultimos 15 anos, fomos conseguindo fazer face às agruras da ecónomia nacional. Somos um pequena empresa, que juntamente com outras pequenas-médias empresas formam parte do maior tecido de rendimento do nosso país. Lembro desde cedo, falar-se das dificuldades de se encontrar trabalho, ou quando se orçamentava de que o trabalho caísse. Conseguimos vencer uma Troika, e a austeridade consequente, mantivemo-nos à tona, investimos em capital humano, e na formação para conseguir alcançar trabalhos até aos quatros cantos do Algarve, movimentámos uma frota de 20 homens para dar resposta aos nossos clientes, e nesta nova crise COVID-19 ainda batalhamos mais para que a nossa força persista e afirmemos a nossa posição no desenvolvimento da nossa economia regional.
Em 2020, eu e o meu irmão Rubén decidimos investir neste sector. Eu sou formado em Design e tenho licenciatura em Relações Internacionais, e o meu irmão seguiu o caminho de empreiteiro Civil junto e formado pelo nosso pai, Chico Batuca. Investimos neste sector em pleno COVID 19 porque apesar de tudo queremos manter o legado de família e também é uma possibilidade de um dia mais tarde estarmos melhor preparados para o passo seguinte, expandir o negócio para outras regiões do país, nomeadamente Lisboa e Vale Tejo. Cautelosos, um dia de cada vez…
Nasce assim a Batucasul Blue Roof, símbolo de tradição e legado familiar. Batucaremos os quatro cantos do Algarve para satisfazer as necessidades dos nossos clientes e fornecedores, sempre com o mesmo rigor, profissionalismo e confiança que nos caracteriza. Fazemos construção de telhados no Algarve, de raiz, bem como reparações, isolamentos, impermeabilizações de coberturas e estamos habilitados e formados para proceder à remoção de amianto. Os nossos orçamentos são grátis e deslocamo-nos ao local para melhor apreciação da obra.
Convido desde já a todos vocês a conhecer a qualidade de todos os nossos serviços, a comprovar pelo nosso extenso portfólio, ou até mesmo pessoalmente, através dos contactos que dispomos na nosso site. Nem que seja para trocar contactos e beber um café, quem sabe fecharmos negócios.
O meu nome é Márcio Gonçalves, gestor e administrador da Batucasul Blue Roof, e é sempre um prazer partilhar convosco parte da nossa existência. Essa é uma das principais razões deste blog. E por isso agradeço a todos a vossa atenção e disponibilidade. Um grande bem-haja!